Projecto Equipa de Rua "Cidade Segura"



Responsável:
Luís Espírito Santo - les@inrnd.org

Coordenadora:
Joana Afonso Gomes - Psicóloga Clínica; jag@inrnd.org; 968324238


Certificado pelo Instituto da Droga e Toxicodependência, o Projecto "Cidade Segura", encontra-se em funcionamento desde 17 de Julho de 2003.


Abrangemos, mediante um contacto directo e continuado, a população sem-abrigo, toxicodependente, prostituição e minorias étnicas de diversas freguesias da Cidade de Lisboa, nomeadamente aqueles que habitam em prédios e veículos abandonados.


O nosso projecto pretende não só contribuir para a redução de riscos associados ao consumo de drogas, mediante o programa “Diz Não a Uma Seringa em 2ªMão”, como também, informar e sensibilizar para a adopção de comportamentos alternativos, rastreio de saúde e, ainda, proceder a um trabalho de motivação para a mudança de vida e integração em programas de reabilitação através do devido encaminhamento para instituições adequadas.


Numa segunda vertente, o projecto visa, ainda, alertar e sensibilizar a comunidade em geral para a problemática associada ao abandono das viaturas e os riscos inerentes para a saúde pública, ao mesmo tempo que procedemos à remoção das mesmas.

Para que este trabalho seja eficaz estabelecemos uma parceria funcional com a Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal. EMEL e ACP.


Pretendemos, pois, com este projecto dar uma nova esperança a quem já não a tem e tornar a Cidade de Lisboa um local mais aprazível para todos nós.
Assim, deslocamo-nos numa Unidade Móvel cedida pelo Governo Civil de Lisboa, que possibilita a nossa deslocação pela Cidade de Lisboa e o transporte dos utentes para centros de tratamento, unidades de saúde e de apoio social, bem como para efectuar o levantamento e respectiva identificação dos veículos abandonados.


Principais Actividades:

  • Caracterizar cada Freguesia da Cidade de Lisboa, no que concerne à problemática da toxicodependência;

  • Estabelecer uma relação de confiança com os sem-abrigo e toxicodependentes através do contacto directo e continuado;

  • Efectuar o Programa de troca de seringas e informar sobre práticas e riscos associados ao consumo de drogas;

  • Sensibilizar para adopção de comportamentos alternativos;

  • Proceder ao encaminhamento para apoio a nível de saúde, social e tratamento;

  • Actuar em situação de emergência;

  • Informar a população dos riscos consequentes do abandono de viaturas;

  • Contactar os proprietários dos veículos abandonados a fim de colaborarem na resolução da situação de abandono;

  • Proceder à remoção dos veículos da via pública e à consequente descontaminação.

Nenhum comentário: